MSN Forbes BrasilMSN Forbes Brasil
Forbes Brasil
Atualizado: 18/07/2013 | Por Jacquelyn Smith- Forbes Brasil

5 segredos para ser bem-sucedido profissionalmente sem se tornar um gerente

Especialistas dão dicas de sucesso para funcionários que não almejam ser promovidos


ThinkStock

ThinkStock

Muitas pessoas lutam para subir na carreira o mais rápido possível, mas uma quantidade enorme está satisfeita em vagas inferiores hierarquicamente e não tem o desejo de ser promovido.

“É comum que as pessoas estejam contentes em posições não gerenciais”, explica Andy Teach, autor de livros sobre empreendedorismo e dono do canal do Youtube sobre o tema, FromGradToCorp. “Nem todos, por exemplo, têm habilidades de liderança, assim como nem todos querem virar gerente e serem obrigados a ter mais interação com as pessoas, mais responsabilidade e, em muitos casos, jornadas de trabalho mais longas e cansativas.”

Outra razão é que mais e mais trabalhadores querem ter uma vida balanceada, na qual a atividade profissional não seja a maior prioridade, diz Teach. “Há muitas pessoas cuja prioridade de vida é criar uma família e que colocam o trabalho em segundo plano.” Nesses casos, ter um cargo muito alto pode tomar quase todo o tempo.

O especialista afirma ainda que há diversas pessoas cuja habilidade e prazer profissional são tão grandes que não querem colocar isso em risco com uma promoção.

“Se você não aspira a cargos de gerente, deixe claro qual é a sua intenção desde o começo”, aconselha Debra Benton, conselheira executiva e autora de livros na área. “Assegure ao seu chefe que você vai trabalhar duro mesmo que não tenha planos de ser promovido. Mostre que isso não é falta de ambição e, se eles quiserem recompensá-lo, que o façam em forma de benefícios.”

Na verdade, é possível ser muito bem-sucedido fora dos cargos de gerência. O resultado é que, mesmo que não mire posições profissionais como essa, é provável que você receba propostas caso tenha um bom desempenho.

Próxima página
MSN Forbes BrasilMSN Forbes Brasil

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Ataques de tubarões amedrontam (©Corbis)
Ataques de tubarões amedrontam

Você já viu?.

  • Confronto em SP

    Centro foi palco de luta entre sem-teto e PM em reintegração; famílias reivindicam caminhões

  • Patrícia Poeta deixa 'JN'

    Renata Vasconcellos vai assumir a bancada dia 3 de novembro; relembre outros apresentadores

  • Futebol

    No 'Fifa 15', Neymar é somente o 30º melhor jogador do mundo; veja a lista com todos aqui

  • Cães

    Animais têm um jeitinho de falar o que sentem; entenda significado dos gestos do seu cãozinho

  • Filhotes

    Zoológico na França cria concurso para batizar pandas-vermelhos; veja as opções de nomes

Shopping