MSN Forbes BrasilMSN Forbes Brasil
Forbes Brasil
Atualizado: 10/12/2012 | Por Susan Tardanico, colaboradora- Forbes Brasil

Cinco eficientes hábitos de comunicação usados por bons líderes para colocar em prática

Pessoas bem-sucedidas sabem ouvir e passar a mensagem de forma clara para os outros


Thinkstock

Thinkstock

Não é segredo que bons líderes são também bons comunicadores. E mais bem-sucedidos aprenderam que a comunicação eficiente tem a ver com a autenticidade das palavras ditas e escritas e que comunicação e liderança estão intimamente ligados.

O modo como você fala algo, por exemplo, está diretamente ligado à percepção da pessoa que está ouvindo. Veja a seguir cinco hábitos de comunicação muito eficientes para colocar em prática e melhorar suas habilidades de liderança.

1. Não apenas fale, faça

Comunicar-se tem tudo a ver com confiança. O comportamento é o modo mais simples de comunicação e deve ser coerente com o que você diz. É um problema se as suas ações não estão alinhadas com as suas palavras. É melhor não dizer nada até que você tenha certeza de que suas ações soam genuínas.

2. Simplifique o complexo

Os seus funcionários e clientes são bombardeados de informação 24 horas por dia, o que torna mais difícil que ouçam com clareza. Por isso, a simplicidade é mais necessária e poderosa do que nunca. Líderes eficientes transformam pensamentos complexos em estratégias simples que podem ser absorvidas rapidamente.

3. Ache a sua própria voz

Use uma linguagem que seja sua. Muitas vezes, os executivos optam pela higienizada "voz corporativa" porque acham que a primeira é mais apropriada. Isso não quer dizer que você pode esquecer a gramática, mas tente não se preocupar tanto com a eloquência. Seja autêntico, e as pessoas irão respeitá-lo por isso.

4. Seja visível

É fácil se esconder atrás de um computador e mandar mensagens para os outros sem interagir diretamente com eles. Mesmo que a comunicação via e-mail tenha sua importância, não substitui a presencial. No ambiente atual, as pessoas precisam se sentir conectadas. Mostre que você está comprometido com os colegas e os seus trabalhos.

5. Ouça com os ouvidos e os olhos

Pare, olhe e escute. Lembre-se de que a comunicação eficiente é de mão dupla. Bons líderes sabem como fazer boas perguntas, mas também ouvem. Preste atenção, leia nas entrelinhas e ouça o que está voltando para você. Procure os sinais não-verbais. Às vezes, a linguagem corporal de uma pessoa diz tudo o que você precisa saber.

Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr) e no Facebook (ForbesBrasil).

Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br.

MSN Forbes BrasilMSN Forbes Brasil

vídeos

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Você usaria estes sapatos bizarros?(©Reuters/Rex Features)
Você usaria estes sapatos bizarros?

Você já viu?.

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

Shopping